sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SALÃO 2010: MALUQUICES E BREGUICES



Num salão do automóvel tudo é possível. Este ano, ainda que tenha pecado pela pouca quantidade de lançamentos, o Salão merece aplausos pela quantidade de modelos e pelas atrações em praticamente todos os stands. Shows, Jam-sessions, gravação de comerciais pelo público, karaokês, carros-robô, intervenções teatrais e de dança, arenas com jogos interativos e até stand-up comedy com improvisos; tudo para chamar a atenção das milhares de cabeças que circulavam por stands ora sem graça e sem novidades, ora dinâmicos e muito interessantes.



Mas, claro, a atração principal ali é o carro. Alguns stands inovaram pela apresentação de conceitos das marcas – aliás, nunca houve tantos carros-conceito aqui. Mas outros quiseram chamar o público com atrações, digamos, “peculiares”. Veja aqui alguns deles.

Os monopostos

Um monoposto sempre chama a atenção. Ainda que sejam todos parecidos entre si (só os iniciados conseguem listar as diferenças de um ano ou modelo para outro), a idéia de chegar perto de um carro que foi usado numa prova de Fórmula 1 ou outra competição semelhante é sempre fascinante para o grande público. Honda e Renault apresentaram seus monopostos para tentar disfarçar a morosidade de seus stands.








Os outros stands

Nem só as grandes marcas tiveram idéias para entreter o público. O stand da Pioneer e do programa Auto Esporte também fizeram o seu barulho.




Bacana a idéia da Pioneer de levar para o seu stand o event-car da Red Bull, que se transforma numa estação de DJ para o Salão. Só poderia ser um modelo mais novo ou menos feio.





O programa Auto Esporte “matou a pau”, expondo um Cadillac customizado com teto rebaixado e interior totalmente modificado (e de bom gosto), que certamente chamou muito mais a atenção do que alguns modelos novos de grandes marcas.

Os robotizados

A franquia de filmes Transformers é um grande sucesso mundial. Ainda me lembro dos desenhos da saga que assistia quando criança, e confesso que tive uma reação típica de criança quando vi o Bumblebee ali, parado na minha frente: boca aberta e um “nóóóó” estupefato e sonoro. Boa idéia a da GM de trazer o robozão para animar outro stand que só não foi tão insosso por causa dos vários Camaro expostos e do conceito Aveo RS. Quer dizer, “animar” é uma palavra um pouco fora de contexto, já que o robô da GM é estático.



Já a Kia mostrou a sua versão transformer bem simplificada, porém dinâmica e cheia de efeitos sonoros e visuais, do Mohave. Acabou fazendo valer mais a visita ao stand da marca.




Os cromados


Um detalhe ou uma peça cromada num carro com certeza chama a atenção, no bom ou no mau sentido. Quanto mais um carro inteiro. O Salão deste ano mostrou os dois lados da moeda.



O Mercedes-Benz SLR AMG é uma máquina de tirar o fôlego, sem dúvida. E a marca quis torná-la ainda mais chamativa cromando-a totalmente, num serviço muito bem feito. Afinal, um superesportivo já chama a atenção mesmo, sendo show-car por onde quer que passa; então, a idéia de esportividade e exclusividade só foi ali acentuada.




Mas o que dizer de um carro tipicamente discreto, cujo público-alvo principal é formado por senhores bem sucedidos e de mais idade, totalmente cromado? A Toyota perdeu o rumo ao incluir no seu stand, sem-graça como o da principal concorrente Honda, um Corolla (mal) cromado cheio de imperfeições e arranhões. Se o serviço tivesse sido ao menos bem-feito, o impacto poderia ser menos negativo. Mas do jeito que estava e pela proposta do próprio carro, o Corolla-Cafetão (como ouvi de um visitante) ganhou o título de carro mais brega do Salão do Automóvel 2010.


Fotos: Maximiliano Moraes

Um comentário:

  1. Hahahahaha. Adorei esse post. Sem dúvida, eu concordo com vc sobre os cromados. A Mercedes é de arrepiar, e o Corolla... benzadeos! Mas, de tudo isso, eu gastaria mais tempo assistindo ao Cadillac e ao Bumblebee! Abraçón!

    ResponderExcluir