terça-feira, 19 de abril de 2011

NISSAN REVELA LINHAS DA NOVA GERAÇÃO DO TIIDA




A Nissan acaba de apresentar, na China a nova geração do hatch Tiida. Um dos destaques da empresa para o Salão de Xangai, o modelo começa a ser vendido naquele país ainda este ano. Ele chegará a outros 130 mercados em todo o mundo, mantendo a posição de mais vendido veículo da marca nipônica em nível global. Com produção mexicana, ele deve chegar ao Brasil na virada do ano – ou, no mais tardar, até o fim do primeiro semestre de 2012.



A nova geração do Tiida já havia vazado pela internet anteriormente. Agora, porém, com imagens definitivas, notam-se as linhas do modelo. Ele tem mais personalidade que o médio-compacto atual, com desenho amplamente inspirado nos crossovers da marca, como Qashqai e Murano.


Na frente, os faróis rasgados passam mais esportividade ao Tiida, combinadas com os vincos no capô e a grade em V. Há bloco elíptico para as versões com xenônio e os apliques plásticos no parachoque ajudam a reforçar a imagem de requinte do hatch. As laterais contam com áreas abauladas e curvas, dando agressividade ao desenho. As portas têm corte diferente e agora há uma janela-espia traseira, localizada na coluna C.

A traseira é outra boa novidade do Tiida. As lanternas continuam a invadir parte da lateral, mas têm contornos mais marcantes, novamente reforçando a personalidade do novo hatch. Elas também influenciam o corte da tampa do porta-malas, como acontece no Peugeot 207. O desenho do vidro traseiro, com acabamento inferior em V, e o corte da tampa remetem a veículos mais esportivos, além de lembrar – novamente – o crossover Murano. O hatch ficou mais longo, largo e alto, segundo informações.



Segundo a Nissan, a nova geração do Tiida buscou “fluidez” no desenho. E se isso aconteceu por fora, por dentro também não foram economizadas curvas, embora a marca frise o “refinamento e a calma” em nota enviada à imprensa. O painel tem linhas simples, sem exageros, misturando linhas sinuosas e retas, como no contraste entre console e saídas de ar. Há uma peça que atravessa o habitáculo, começando e terminando nas portas. O volante é bonito, mas não traz comandos. Caso eles venham, ficarão na coluna de direção, como nos Renault.

O único motor confirmado até o momento para o modelo é o 1.6 16v de 115 cv (HR16DE), desenvolvido pela marca japonesa. Ele traz tecnologias para baixa as emissões, segundo a Nissan. Como opção, há a transmissão continuamente variável (CVT), que melhora os números de consumo.

A produção do modelo acontecerá em Cantão (Guangzhou), na China, na fábrica da DongFeng-Nissan. As atividades na planta começam em maio. Posteriormente, o modelo começa a ser vendidos em outras regiões do planeta, chegando ao Brasil no ano que vem.

Fonte: Allthecars

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