segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

VW SPACE CROSS I-MOTION – TESTE DE 5 DIAS (última parte)



CUSTO X BENEFÍCIO E AVALIAÇÃO FINAL


Foto: Maximiliano Moraes


Uma viagem curta de fim de semana, trechos de estrada secos e molhados, com e sem buracos, retas e curvas em todas essas situações. Três adultos e duas crianças, ambas em cadeirinhas e, entre elas, um dos adultos espremido. Porta-malas razoavelmente cheio com itens e bugigangas necessárias para os pequenos, mais as malas dos adultos. Nada melhor para avaliar, enfim, se a Volkswagen Space Cross vale quanto pesa.



Praticamente tudo que foi observado no decorrer da semana foi confirmado nesta viagem. A Space Cross é realmente confortável para 4 pessoas e nem tanto para 5; confirmou-se a largura limitada e a falta de conforto no assento do meio – em altura, nada do que reclamar. A suspensão trabalhou com o conforto e a segurança esperados, sentidos especialmente nos bancos da frente. A ergonomia é elogiável, há muitos itens de série para garantir comodidade nas mais diversas situações e o desempenho, mediano quando vazia e um pouco pior se carregada, ainda assim não decepciona por fazer valer o torque em baixas rotações.


Foto: Maximiliano Moraes

Foto: Maximiliano Moraes

Foto: Maximiliano Moraes


A Space Cross é um bom produto, não resta dúvida. Mas o preço inicial de R$ 57.990,00 assusta, especialmente se o comprador não fizer questão de um perfil de carroceria ou segmento específico. Há bons hatches, sedãs premium ou médios e até carros de imagem (como o Kia Soul) na mesma faixa de preço, com lista de equipamentos semelhante, espaço interno satisfatório e melhor desempenho. Voltamos à pergunta feita no início deste teste: por que comprar a Space Cross?


Fica a conclusão de que é somente uma questão de preferência. Ela é cara e deriva de um hatch pequeno, mas isto é preciosismo se avaliarmos o que ela oferece pelo que custa. Suas concorrentes diretas são melhores em alguns aspectos e piores em outros, e é justamente isso o que faz da Space Cross um bom produto: o equilíbrio. Mesmo no quesito desempenho, onde ela não se sai tão bem, ficou claro que a força do propulsor é suficiente para uma viagem tranquila e segura.


Foto: Maximiliano Moraes


Conclusão: tem dinheiro para gastar, não se importa com a opinião dos outros e gostou da Volkswagen Space Cross? Leve sem arrependimento. Se você, porém, tem um perfil muito mais analítico, quer mais desempenho e é do tipo que ouve (e considera) as opiniões alheias, pense um pouco mais antes de esvaziar sua conta com a perua. Se bem que, no final das contas, você pode até se decidir por ela, e não será surpreendente.


Carro para teste emprestado pela Catalão Volkswagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário