quinta-feira, 12 de julho de 2012

BARRO, AREIA E ÁGUA SALGADA


Rodovia Oswaldo Cruz, Serra do Mar (SP)

A primeira coisa que meu filho mais velho perguntou hoje quando acordou foi: "Vamos ficar prontos pra ir pra praia?" As crianças estavam com a expectativa estampada em seus rostinhos. Mas que dó, o dia amanheceu feio, frio e nublado. Mesmo assim, enfiamos as tralhas no JAC J3 Turin e partimos - e começou a chover logo em seguida.



Se enfrentar a Rodovia Nelson Ferreira Pinto no seco é péssimo, com chuva, então... A via liga a Rodovia Oswaldo Cruz até o pequeno município de Lagoinha (SP). Não há retas, as curvas são bem fechadas, não há acostamento e há buracos em toda a sua extensão. São pouco mais de 30 km onde é impossível desenvolver velocidade superior a 50 km/h. Fazia tempo que não encontrava uma estrada tão ruim.




Já a Oswaldo Cruz, apesar de não ser duplicada, é bem conservada. Seu trecho mais complicado é o de descida da Serra do Mar, com extensão aproximada de 9 km, sem acostamento (somente com baias de emergência), bastante estreito e com curvas fechadas de mais de 180º. Ali não se pode contar só com a ajuda do santo para descer: os freios precisam ajudar, e muito. Os do J3 Turin funcionaram que é uma beleza, mas um carro mais antigo à nossa frente apresentou fading e tivemos que suportar o forte cheiro de fumaça causado pelo aquecimento de suas pastilhas e lonas. Também enfrentamos muita neblina, além da chuva persistente por todo o caminho.


Praia Grande, Ubatuba (SP)


Ao chegar em Ubatuba, além do frio, foi preciso torcer por uma estiagem, mesmo breve, para que as crianças pudessem aproveitar a praia pelo menos um pouquinho. Ela só veio à tarde e durou pouco mais de meia hora, suficientes para que as crianças se sujassem bem. Assim, além do barro do sítio, o J3 Turin experimentou bastante areia e água salgada hoje.




Mas a chuva voltou, e desta vez mais forte. Complementamos o passeio com algumas fotos, compramos umas bugigangas e retornamos. Todo o trabalho dos freios na ida foi substituído pelo esforço do motor na volta, e o J3 Turin mostrou valentia e desenvoltura surpreendentes, mesmo com o ar ligado o tempo todo para desembaçar o vidro. E outra vez a suspensão brilhou, tanto nas intermináveis curvas da Oswaldo Cruz, na Serra do Mar, quanto na interminável buraqueira da Nelson Ferreira Pinto.

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