sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SALÃO DO AUTOMÓVEL 2012 - MARCAS CHINESAS



Aberto para o grande público desde ontem, 24 de outubro, o 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo já começou marcado por algumas ausências importantes, como Ferrari, Maserati (estas expostas só no stand da Fiat, e mesmo assim só um modelo de cada), Lamborghini, Bugatti e Rolls-Royce. Mas nem só grandes marcas ficaram de fora. Chinesas como a Lifan, Effa e a Roewe - ou MG, como queiram - não deram as caras por lá neste ano. Prenúncio de fuga do mercado nacional? Cedo ainda pra dizer, mas assusta.


Por outro lado, entre as figurinhas já carimbadas do país da Grande Muralha - especialmente JAC e Chery, ambas com investimentos em fábricas no Brasil - muitos rostos novos se destacaram. Em relação aos primeiros chineses que chegaram aqui, com design esquisito ou sem graça e acabamento sofrível, houve uma evolução notável. Mas claro, sempre há espaço para uma cópia malfeita aqui e outra ali.

CHANGAN

A marca mudou de nome no Brasil, ainda bem. Mas repetiu alguns modelos apresentados no último salão: o pequeno MiniBenni, concorrente direto do JAC J2, e o sedã Alsvin - este também poderia mudar de nome. A novidade ficou por conta do crossover CX20, mais interessante por dentro que por fora.

Changan CX20
Changan Alsvin Sedan

Changan MiniBenni

CHERY / RELY

Juntamente com sua gama habitual de produtos, a Chery mostrou o interessante Celer (não tão interessante na versão sedã), já com motorização flex, mais bem acabado que os outros Chery vendidos aqui e com potencial para enfrentar Sandero, Agile, Logan, Cobalt e cia. Mas a grande atração do stand foi o belo e imponente crossover TX Concept, que mostrou a preocupação da marca em progredir quanto ao design e posicionamento em diferentes segmentos de mercado. O SUV Tiggo remodelado, com nova frente, novo interior e câmbio automático, também chamou muito a atenção. À parte, um stand da Rely, divisão da Chery exclusiva para utilitários, mostrou vários dos modelos que a marca pretende trazer para o país.


Chery Celer Hatch Flex

Chery Celer Sedan Flex

Chery TX Concept

Chery TX Concept

Novo Chery Tiggo Automático


Rely H5

GREAT WALL

Ainda desconhecida do mercado brasileiro, a Great Wall - ou, literalmente, "Grande Muralha" - trouxe alguns dos modelos chineses mais bonitos e bem acabados do Salão, inclusive em segmentos até então inexplorados por eles. Um crossover pequeno, o Haval M4, e outro médio-grande, o Haval H6, foram as principais atrações.


Great Wall Haval H6

Great Wall Haval H6

Great Wall Haval M4

Great Wall Voleex C10

Great Wall Voleex C10

Great Wall Voleex C30

Great Wall Wingle 5

HAIMA

Também repetiu os carros inspirados em modelos da japonesa Mazda mostrados no último Salão, mas desta vez como estreante no mercado automotivo brasileiro. Os planos da marca incluem a construção de uma fábrica, além da abertura de 20 a 30 concessionárias.


Haima 2 CSport

Haima 3

Haima 7

JAC MOTORS

O principal lançamento da JAC Motors no Salão, o hatch compacto J2, ocupou praticamente todo o stand: cores berrantes, adesivos e padronagens diferentes e joviais de pintura buscavam chamar a atenção para o modelo. Outro importante lançamento foi o J3 S com motor 1.5 16v VVT "JetFlex" (seja lá o que a sigla Jet signifique).


JAC J2

JAC J2

JAC J3 S

S. AUTO

A S. Auto apareceu num minúsculo stand como importadora de clones. O Noble Nano, cópia do Smart, foi o destaque. Outra cópia mostrada foi o Jonway A-380, que imita uma versão antiga do Toyota RAV4. O terceiro modelo mostrado ali tinha um perfil muito parecido com o Subaru Forester, mas curiosamente nem os colaboradores do stand sabiam o seu nome.


Jonway A-380

Noble Nano

Nenhum comentário:

Postar um comentário