quarta-feira, 6 de março de 2013

JAC J2 CONTRA TODOS




O que pega no segmento de carros compactos não é só o preço em si. A questão é que gente que tem pouco dinheiro pra comprar um carro pesquisa MUITO. A escolha não é emocional e o veículo, que em tese deveria ser um bem de consumo, vai ser com certeza visto como bem de capital. Na prática, o sujeito que procura um compacto quer pagar o mínimo possível na compra, ter o máximo benefício possível durante o uso e receber o máximo possível na venda. Ô equaçãozinha complicada.


Pra entrar neste filão é preciso ser agressivo, oferecer muito pra superar as figuras carimbadas do mercado. A JAC, que não é boba nem nada e sabe ser agressiva, conseguiu no J2 o produto ideal pra representá-la no segmento. Além do bom motor 1.3 16v VVT (infelizmente só movido a gasolina) e do desempenho de carros superiores, nele você encontra ar condicionado, direção elétrica com coluna e painel reguláveis em altura, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas e alarme acionados pela chave, retrovisores elétricos, rádio com CD/MP3 player e entrada USB, abertura interna do porta-malas, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve, faróis e lanterna traseira de neblina, airbag duplo e ABS com EBD pelo preço de R$ 30.990,00. Bom, né?


Mas claro, não só por números se faz uma compra; cada pessoa escolhe o carro que melhor lhe atende. Por isso tentamos descrever aqui, de forma sistemática, cada um dos carros compactos que o JAC J2 veio enfrentar e os equipamentos que é possível colocar neles com o mesmo valor cobrado pelo chinês. Veja o que dá pra levar para casa com esta grana no bolso.


Fiat Mille Economy 1.0 Flex 4 portas

A Fiat é quem oferece mais opções de carros compactos com preço abaixo dos 30 mil no país. O Mille, um dos carros mais baratos e em produção por mais tempo por aqui, é a porta de entrada. Quase sempre ele é adquirido pelado ou com poucos equipamentos, mas é possível deixá-lo mais completinho. Por R$ 29.328,00 você o equipa com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, rádio com CD/MP3/WMA player, 2 apoios de cabeça traseiros, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro. Seus pontos fortes são o espaço interno, o bom desempenho para um 1.0, a mecânica resistente e barata de manter, a economia de combustível e a excelente liquidez. Os pontos fracos são a falta de segurança, o acabamento ruim e o nível de ruído alto. Dá 1 ano de garantia ao proprietário.


Fiat Palio Economy 1.0 Flex 4 portas 

O costume da Fiat de manter a geração anterior a partir do lançamento de uma nova não rolou com o Palio Economy - que já foi Fire. O carro, que em tese deveria ter o design da quarta remodelação, ainda mantém a terceira. Tem pontos fortes, como o conforto de rodagem, a facilidade de manutenção e a liquidez, mas não é ágil como o Mille, tem espaço interno escasso e problemas de ergonomia. Com R$ 30.828,00 no bolso você leva ainda ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, rádio com CD/MP3/WMA player, 2 apoios de cabeça traseiros, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro. Se quiser airbag duplo e ABS com EBD, o preço sobe para R$ 32.459,00. Também oferece 1 ano de garantia.


Fiat Uno Vivace 1.0 Flex 4 portas 

É o descoladinho da marca, pelo menos neste segmento. Nos mais caros a Fiat tem o 500. Como aqui no país design custa mais caro, não espere colocar tanta coisa no Uno. Ar condicionado, airbag duplo e ABS com EBD já levam o preço do "quadrado arredondado" aos R$ 30.828,00. Pontos fortes são o espaço interno, o design e, para variar, a liquidez. Desempenho está na média, mas com pouca grana não dá pra equipar com muita coisa. Como os outros Fiat mostrados aqui, a garantia não passa de 1 ano.

Fiat Uno Economy 1.4 Flex 4 portas 

No design, nada muda em relação ao Vivace. Nos equipamentos, mantém o airbag duplo e o ABS com EBD - que são de série -, mas o ar condicionado não entra por este preço. O desempenho é mais interessante com o motor 1.4, e aí ele acaba sendo uma opção melhor do que a anterior. Custa R$ 29.860,00, mas se você escolher o kit Celebration 2, que inclui direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, faróis de neblina, lavador, limpador e desembaçador traseiros, ele vai aos R$ 32.759,00. Garantia é de 1 ano.


Fiat Novo Palio Attractive 1.0 Flex

As maiores vantagens do novo Palio são o design, o espaço interno e o fato de estar ainda fresco no mercado, o que garante a liquidez e pouca desvalorização na revenda. Mecânica também não deve ser problema, ainda que não corresponda em desempenho com este motor. Direção hidráulica, computador de bordo, airbag duplo e ABS com EBD são de série. Custa R$ 30.760,00 sem nada a mais e também oferece 1 ano de garantia.


Ford Ka RoCam 1.0 Flex 

É uma das melhores opções no segmento. Vá lá, o motor Zetec RoCam 1.0 não o empurra com o mesmo vigor do extinto 1.6 Sport, mas por ser pequeno e por ter excelente dirigibilidade ele é mais ágil que o Fiesta com o mesmo motor. Por R$ 28.600,00 você leva ar condicionado, vidros e travas elétricas, alarme, lavador, limpador e desembaçador traseiros, abertura elétrica do porta-malas, rodas de liga leve, indicadores de direção nos retrovisores, rádio com CD/MP3 player, entradas USB / iPod e conexão Bluetooth®, faróis de neblina e airbag duplo. Falta ABS, o espaço interno é restrito e a garantia de 1 ano é curta.


Ford Fiesta RoCam 1.0 Flex 

Também é uma opção interessante, apesar de ter desempenho fraco e design cansado. A dirigibilidade conta pontos a favor, o espaço interno é melhor que o da maioria e a oferta de equipamentos é boa. Ar condicionado, direção hidráulica com coluna regulável em altura, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, alarme, abertura elétrica do porta-malas, lavador, limpador e desembaçador traseiros saem por R$ 30.050,00, com garantia de 1 ano.


VW Gol G4 Ecomotion 1.0 Flex 4 portas 

O problema da VW é continuar cobrando caro demais por seus carros. O Gol G4 é um caso: ultrapassado, com ergonomia ruim, banco baixo, posição de dirigir torta, muito barulho e pouco espaço interno, e ainda assim custando R$ 31.532,00 com ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas, nada mais. A favor bom desempenho, economia de combustível, baixa desvalorização e boa liquidez. 1 ano de garantia.


VW Gol G5 1.0 Flex 4 portas 

É um caso diferente do Gol G4. Continua caro: por R$ 30.924,00 você leva só direção hidráulica e ar quente. Mas é referência no segmento pela dirigibilidade, acabamento interno, câmbio e desempenho, um dos melhores com motor 1.0. Também é um carro econômico, fácil e barato de manter, muito valorizado no mercado de usados e com excelente liquidez, especialmente depois de remodelado. Pesam contra ele o espaço interno reduzido no banco traseiro e o nível de ruído um pouco elevado, mas mesmo pelado e com garantia de 1 ano, ele é boa opção.


Chevrolet Onix LS 1.0 Flex 

Junto com o HB20 (que é caro demais pra figurar aqui), é a febre do momento no mercado. Maior que seus concorrentes diretos, com boa largura e ótima distância entre-eixos, ele oferece espaço interno acima da média e excelente dirigibilidade. O acabamento é bom, ainda que não seja o melhor, e o desempenho é interessante com motor 1.0. Custa R$ 30.790,00 em sua versão de entrada, que traz de série direção hidráulica com coluna regulável em altura, airbag duplo e ABS com EBD. Oferece 3 anos de garantia, também superior à da maioria dos concorrentes.


Chevrolet Celta LS 1.0 Flex 4 portas 

Perto do Onix ele passa vergonha. Por R$ 30.580,00 a oferta de equipamentos é até legal, com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, lavador, limpador e desembaçador traseiros. Mas a ergonomia e a posição de dirigir continuam ruins, bem como o acabamento. Anda bem e é estável o suficiente, mas o câmbio é borrachento e o ruído interno é alto. Espaço interno é ruim. Garantia é de 1 ano.


Renault Clio Expression 1.0 16v Flex 

Recém-remodelado, o Clio ganhou design inspirado no modelo europeu, o que acaba gerando interesse. O acabamento piorou, bem como a oferta de equipamentos: R$ 30.120,00 custeiam ar condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, lavador, limpador e desembaçador traseiros. Se quiser vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e alarme, ponha mais uma grana: o carro vai custar R$ 31.814,00. O desempenho e a dirigibilidade, porém, são muito boas para o segmento e os 3 anos de garantia fazem diferença.


Renault Sandero Authentique 1.0 16v Flex 

Nenhum outro compacto se parece tanto com um médio. Suas dimensões avantajadas garantem espaço interno e porta-malas insuperáveis no segmento, bem como dirigibilidade superior. Nível de ruído melhorou na nova versão, mas o acabamento ainda é simples. Por R$ 29.150,00 você leva a mais a direção hidráulica com coluna regulável em altura, e por R$ 31.850,00 o ar condicionado é incluído. Garantia de 3 anos é padrão na Renault e superior à maioria.



Nissan March 1.0 16v Flex

O March tem um pacote interessante. Pode não ser lá essas coisas quanto ao design, mas é moderno, bom de dirigir, tem bom espaço interno, desempenho bem legal com o motor Renault, é econômico e ainda vem com ar condicionado, direção elétrica com coluna regulável em altura, airbag duplo, computador de bordo, lavador, limpador e desembaçador traseiros. Esse conteúdo leva seu preço a R$ 30.890,00, que inclui ainda 3 anos de garantia total. Ruim nele só o acabamento simples demais.


Toyota Etios Hatch 1.3 16v Flex 

Taí um modelo que o sujeito vai precisar conhecer a fundo pra gostar. Dirigibilidade, câmbio e desempenho são típicos de um Toyota e superiores a quase todos os concorrentes, mas o design não ajuda nada. Por dentro isso se repete: o acabamento é muito bom, mas a aparência é simples demais. Além disso, os R$ 29.990,00 cobrados pela versão de entrada entregam só airbag duplo. Um pouco mais equipado, com direção elétrica, ABS com EBD e lavador, limpador e desembaçador traseiros, ele sai por R$ 33.490,00. Garantia de 3 anos o torna um pouco mais competitivo.


Peugeot 207 Blue Lion 1.4 Flex 

Encarar um carro básico em fim de linha só por causa de um motor "não-1.0" pode ser um tiro no pé. O acabamento é bom, mas o espaço interno é reduzido e o desempenho não é assim tão superior. R$ 29.990,00 não lhe dão nenhum privilégio: o carro é basicão mesmo. Para levar ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e banco do motorista com regulagem de altura, mude para a versão XR, que custa R$ 33.590,00. Oferece 1 ano de garantia.


Chery Face 1.3 16v Flex 

Concorre com o JAC J2 em preço e equipamentos, além de guardar a mesma ascendência chinesa. O hatch-minivan traz ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas 4 portas, travas e retrovisores elétricos, rádio com CD/MP3 player e entrada USB, sensor de estacionamento, rodas de liga leve, faróis de neblina, airbag duplo e ABS com EBD. Tem mais espaço interno e porta-malas que o J2, mas às custas de um acabamento não tão bom. Desempenho é mediano, mas melhor que o de outros 1.0. Rede de concessionárias é pequena e com pessoal mal treinado. Custa R$ 29.990,00, sem opcionais.


Chery S-18 1.3 16v Flex 

Esse, sim, é talvez o único concorrente legítimo do J2 em dimensões e proposta. Tamanho reduzido, design diferenciado, grande oferta de equipamentos e bom desempenho aguardam o comprador que tiver R$ 31.990,00 para gastar. De lambuja ele leva ar condicionado, direção hidráulica com coluna regulável em altura, vidros elétricos nas 4 portas, travas e retrovisores elétricos, rádio com CD/MP3 player e entrada USB, sensor de estacionamento, rodas de liga leve, faróis de neblina, airbag duplo e ABS com EBD. Pesa contra ele o fato de custar exatos R$ 1.000,00 a mais que o JAC J2 e de oferecer os mesmos riscos do Face, com rede pequena e mal instruída.


Lifan 320 1.3 16v gasolina 

Talvez o pior dos compactos apresentados aqui. Por fora ele arrisca evocar o Mini Cooper, tentando um pouco de design num caso típico de plágio chinês. O desempenho não é ruim com o motor 1.3 16v, mas o interior despersonalizado e mal acabado fazem a situação se complicar. Custa pouco: R$ 27.480,00 cobrem o custo pelo ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas 4 portas, travas e retrovisores elétricos, rádio com CD/MP3 player, sensor de estacionamento, rodas de liga leve, faróis de neblina, airbag duplo e ABS com EBD. Tá, é completo. Mas a rede de concessionárias é pequena e as operações no Brasil foram recém-assumidas pela matriz chinesa depois da bagunça feita pela Effa; ainda há muito pra por em ordem. Vá por sua conta e risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário