terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

HYUNDAI HB20S 1.0 X FORD KA+ 1.0



Conhecemos o HB20S 1.0 em agosto de 2013 (leia a avaliação aqui). Na época, a família HB20 era a única montada no Brasil a dispor de um motor 1.0 12v de 3 cilindros, novidade no mercado e sensação não só pela tecnologia, mas pela performance surpreendente, pela cilindrada e pelo ronco característico, parecido com o de motores maiores de 6 ou 12 cilindros.



O tempo passou e o motor de 3 cilindros deixou de ser exclusividade da Hyundai no Brasil. Volkswagen, Ford e agora Nissan já equipam modelos com esse tipo de propulsor, seja buscando mais desempenho, seja privilegiando a economia de combustível. Se, por um lado, a concorrência tem se tornado hoje bem mais acirrada entre hatches compactos, somente 2 sedãs disputam por enquanto (até a chegada do novo Nissan Versa) o pódio na competição dos 3 cilindros: o próprio HB20S e o novo Ford Ka+. Testamos a versão For You do sedã da Hyundai, que não está mais em catálogo, mas consideraremos para efeito de comparação a versão de base Comfort Plus. O Ford foi avaliado na versão SE.

Como o nosso tempo de contato com o Ford Ka+ foi bem mais curto do que o usual não foi possível realizar medições de consumo. Por outro lado, na volta que demos foi possível verificar seu desempenho na cidade, em asfalto bom e em paralelepípedos, na reta e em subidas íngremes, e na estrada, inclusive num trecho com bastante curvas. Além da performance avaliamos a relação preço x equipamentos dos dois sedãs, bem como o design e o espaço.

DESIGN


Não é fácil equilibrar as linhas de sedãs derivados de hatches compactos e os bons resultados se encaixam mais no campo das exceções do que da regra. No Ka+ infelizmente a regra se aplica: a dianteira alinhada com a linguagem mundial de design da marca simplesmente não combina com a traseira. O balanço é muito grande, a linha descendente do porta-malas deixa um ar pouco arrojado, as lanternas invadem demais a lateral e preenchem pouco a traseira em si, que acabou ficando muito plana com a placa posicionada no para-choque. Seria bem melhor se a Ford imitasse ali as linhas dos sedãs maiores, como o Fiesta, o Focus e o Fusion.

Dentro do carro a coisa melhora. O acabamento não é um primor, mas atende bem ao cliente que procura este perfil de carro. Há algumas falhas nos encaixes e na versão SE 1.0 avaliada não há nenhuma superfície sequer com material macio ao toque; tudo é plástico. Mas diferentes texturas e um layout moderno e bem resolvido dão aos ocupantes um ambiente arejado e a sensação devida de modernidade que o carro promete.


É fácil ver que a Hyundai foi mais feliz ao definir as linhas do HB20S. Tudo é coeso, fluido, inclusive a traseira. Ainda que o balanço seja também grande as linhas do carro se encarregam de atrair os olhares, tornando essa característica menos notória. A única coisa que destoa é o aplique plástico na coluna C, mas não é o fim do mundo. O interior, por sua vez, não é só moderno como extremamente bem acabado. Nos materiais há diferenças pontuais em relação às versões de topo da gama, mas mesmo a versão de base traz nível premium de montagem. É destaque na série especial For You o revestimento em couro nos bancos, mas não sendo padrão para a versão Comfort Plus não levaremos isso em consideração. O que não faz diferença; o HB20S é melhor com ou sem couro.

Hyundai HB20S 1 x 0 Ford Ka+

ESPAÇO

O banco traseiro do HB20S acomoda bem, desde que não haja pessoas de grande estatura na frente

Pena que beleza, como dizia o poeta, não põe mesa. O Hyundai não consegue bater o Ford quando o assunto é espaço. A menor distância entre-eixos do Ka+ (2491mm contra 2500mm do HB20S) é compensada por maior altura (1525mm contra 1470mm) e largura (1,695mm contra 1,680mm), o que se traduz em melhor aproveitamento do espaço interno e mais folga para ombros, cabeça e pernas, inclusive no banco traseiro. Com os bancos dianteiros totalmente recuados é possível levar crianças ou pessoas de baixa estatura no Ka+, e nem isso no HB20S: os encostos quase tocam o assento de trás.

Articulações pantográficas na tampa do porta-malas do Ka+ permitem acomodar a bagagem sem amassos

O porta-malas do Hyundai também vence por pouco se considerarmos a capacidade declarada de 450 litros contra 445 litros do Ford. Os vãos de entrada de ambos são apenas razoáveis e isso resultaria num empate técnico. Mas a questão é que o Ka+ traz articulações pantográficas na tampa e por isso consegue aproveitamento total do espaço do compartimento. Os pescoços de ganso do HB20S atrapalham a acomodação e, na prática, podem roubar de 10 a 15 litros do espaço dependendo do que se pretende levar. A desvantagem do Ford aparece na abertura somente elétrica do compartimento de carga, por botão na chave ou no painel; não há fechadura. Em caso de pane elétrica isso dificultaria o acesso à bagagem.

Hyundai HB20S 1 x 1 Ford Ka+

DESEMPENHO GERAL

Motor 1.0 12v de 3 cilindros da Hyundai rende 80 cv e 10,2 kgfm de torque no HB20S...

Os números não são assim tão distantes. O Hyundai tem 80 cv, 10,2 kgfm de torque usando etanol; o Ford tem 85 cv e 10,7 kgfm. O segundo é ligeiramente mais pesado (1.022 kg contra 1.014 kg), mas é como se não fosse. Apesar de um pequeno e inexplicável lag em baixa rotação no carro avaliado o Ka+ arranca, deslancha e retoma velocidade com mais facilidade que o HB20S. No Ford o ronquinho gostoso do 3 cilindros aparece, mas seu funcionamento é mais suave e silencioso que o do Kappa.

...enquanto o da Ford rende 85 cv e 10,7 kgfm de torque no Ka+

Direção e suspensão no Ka+ também são mais bem acertadas e equilibradas. O sistema elétrico do Ford permite esterçamentos levíssimos em manobras e o peso certo em velocidade, enquanto a suspensão trabalha de forma bem competente filtrando imperfeições e buracos na cidade e segurando o carro de forma bem neutra em curvas de alta velocidade. No HB20S a direção atende bem em manobras, mas fica um pouco mais solta na estrada do que no Ford. A suspensão acaba agindo da mesma forma, permitindo oscilações em velocidade além do que se espera para um carro tão justinho na cidade. O Hyundai só ganha do Ford no acerto do câmbio, que beira a perfeição. No Ka+ a transmissão atende bem, mas o curso é um pouco longo e os engates não são tão justos e macios como no HB20S.

Hyundai HB20S 1 x 2 Ford Ka+

PREÇO x EQUIPAMENTOS

Hyundai HB20S 1.0 For You

O Hyundai HB20S 1.0 Comfort Plus custa R$ 44.195,00 no site. O Ford Ka+ 1.0 SE sai por R$ 40.390,00. A diferença de preço se justifica pela lista mais recheada de equipamentos de série no Hyundai: ar condicionado, direção hidráulica com coluna regulável em altura e distância, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos nas 4 portas com one-touch para o do motorista, travas elétricas e alarme com acionamento pela chave, computador de bordo, rádio com MP3 player, conexões auxiliar e USB, Bluetooth, streaming de audio e comandos no volante, sistema Isofix com Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, airbag duplo e ABS com EBD.

Na foto, o interior do Ka+ 1.5. No SE 1.0 predominam cores escuras, o revestimento dos bancos é diferente e não há comandos no volante

O Ford se iguala ao Hyundai pela presença de ar condicionado, travas elétricas com acionamento pela chave, sistema de áudio e pelos obrigatórios airbag duplo e ABS. A direção elétrica em vez de hidráulica é vantagem. Porém, há vidros elétricos somente na dianteira, com one-touch para o do motorista. O banco do motorista só ajusta em distância e a coluna de direção só em altura. Não há sistema Isofix no banco traseiro, comandos do sistema de áudio ou telefonia no volante nem computador de bordo. Finalmente, a garantia do HB20S é de 5 anos contra 3 do Ka+.

Hyundai HB20S 2 x 2 Ford Ka+

VEREDICTO



É raro haver um empate dentre os comparativos que realizamos, mas aqui houve. Escolher entre um e outro é uma questão de preferência, de necessidade. O HB20S, mais refinado e recheado de equipamentos, atende melhor a quem considera também o design como critério essencial para compra. O Ka+ é a melhor opção para pessoas de maior estatura ou que andem com o carro cheio a maior parte do tempo, bem como para aqueles que prezam um desempenho um pouco melhor. Com mais ou com menos dinheiro no bolso, não importa: ambos agradam.

Fotos: divulgação

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