terça-feira, 17 de março de 2015

PEUGEOT INICIA FABRICAÇÃO DO 2008 NO BRASIL



Nunca antes na história deste país tantos SUVs (ou SAVs, ou crossovers, ou seja lá como as fábricas os chamem) tiveram lançamento programado para um mesmo mês. A vez é do Peugeot 2008, que teve o início de sua fabricação em Porto Real (RJ) divulgado hoje.



Foram, segundo a PSA, cerca de R$ 400 milhões gastos no desenvolvimento do novo Peugeot 2008 no Brasil, incluindo a adaptação da linha de montagem no Polo Industrial de Porto Real, numa iniciativa de 3 anos de trabalho e mais de 800 mil km rodados em testes. Com isso foi possível atingir um índice de nacionalização de aproximadamente 80%, além da utilização de 31 kg de materiais "verdes" na concepção do carro, como os carpetes confeccionados com PET e EVA reciclados, além de resíduos de madeira certificada, e o para-barro de polipropileno reciclado.


Para implementar a fabricação do novo Peugeot 2008 foi preciso introduzir ainda na linha de produção novas tecnologias desde a chaparia e pintura até a montagem em si. O 2008, nas palavras da própria Peugeot, "trará ao segmento dos SUV’s compactos o conceito do i-cockpit, que associa a utilização do volante multifunções de dimensões reduzidas ao painel de instrumentos em posição elevada e à central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e integrada”. É novidade ainda no segmento a alavanca de freio de mão em formato de manche de avião.


A produção brasileira do Peugeot 2008 atenderá ao mercado nacional a princípio, mas ele não terá vida fácil: além do recém-lançado Honda HR-V e dos muito breves Jeep Renegade e JAC T6 ele será mais uma arma da artilharia contra o Ford EcoSport, encontrando ainda pelo caminho o Renault Duster - com face-lift programado para os próximos meses -, o Chevrolet Tracker e o Mitsubishi ASX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário