segunda-feira, 27 de abril de 2015

CHEVROLET ONIX EFFECT - AVALIAÇÃO




O motivo que leva consumidores às lojas em busca de pseudo-aventureiros é o mesmo que os faz olhar para esportivos de fachada: eles compram imagem. Não é difícil, então, entender a que veio o Chevrolet Onix Effect, nova versão do compacto lançada em dezembro e inspirada no Onix Track Day, conceito mostrado no Salão do Automóvel de 2014. Com ele a Chevrolet busca atrair consumidores mais jovens, com idade abaixo dos 30 anos, hoje responsáveis por não mais do que 25% das vendas do compacto.


Vermelho Pepper e Branco Summit são as únicas cores disponíveis para o Onix Effect

No quesito imagem, aliás, a Chevrolet acertou em cheio. O Onix Effect realmente se diferencia das demais versões e chama a atenção no trânsito tanto pela cor Vermelho Pepper (mas ele pode vir também na cor Branco Summit) quanto pelos detalhes exclusivos da versão: faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, faróis de neblina, retrovisores, aerofólio e teto em preto brilhante, saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro na cor do veículo, adesivos coloridos e - único detalhe que destoa do conjunto - rodas de liga leve em tom grafite com aro de 15 polegadas; poderiam ter aro 16.


Retrovisores, teto e aerofólio traseiro são pintados de preto brilhante

No interior, o truque de usar vermelho para sugerir esportividade foi repetido nas molduras das saídas de ar, no volante e nas costuras dos bancos e coifa do câmbio. O volante multifuncional tem base achatada e boa pega, mas revestimento em couro cairia bem. O mostrador do conta-giros ganhou grafia exclusiva. Mas como o restante - bancos, portas, painel - é cinza escuro e não há muita diferenciação de texturas, tudo fica um pouco monótono.


Os apliques vermelhos no interior sugerem esportividade

A vantagem da esportividade apenas sugerida no Onix Effect é que a qualidade de rodagem da versão que a ele deu origem (LTZ) é preservada. Com suspensão e direção bem calibradas ele é firme e previsível nas curvas enquanto filtra bem imperfeições no asfalto ou desníveis de ruas de paralelepípedo. Junte ao pacote bancos confortáveis e excelente revestimento acústico, um dos melhores entre os compactos, e você tem uma ótima companhia de viagem; nele, 4 pessoas seguem com conforto. Com exceção do Sandero, o Onix é o hatch compacto com maior entre-eixos, com 2,53 m. O acesso é facilitado pelo bom ângulo de abertura das 4 portas e há espaço suficiente para as cabeças e pernas dos passageiros de trás mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados. O porta-malas fica na média do segmento, com 280 litros.


Os 2,53 m de entre-eixos garantem espaço mais que suficiente para 4 adultos

A diversão a bordo é garantida pela central multimídia MyLink. Falta GPS, mas a qualidade do áudio é boa. A roupa esportiva, porém, não sai barata; a lista de equipamentos de série é pobre. Além do ar condicionado, direção hidráulica com ajuste de altura, retrovisores elétricos, travas elétricas, alarme e abertura do porta-malas pela chave, airbag duplo e ABS com EBD, o Onix Effect tem vidros elétricos só na frente e não tem sensor de estacionamento. O lado B deste Onix se revela ainda na ergonomia deficiente em alguns aspectos. Os comandos dos retrovisores elétricos, por exemplo, ficam na coluna dianteira esquerda, longe demais da mão, enquanto os puxadores das portas ficam muito embaixo e os controles dos vidros elétricos, muito recuados.


Grafismo do conta-giros é exclusivo da versão

O principal de um modelo esportivo é o desempenho. Como não há mudanças mecânicas o Onix Effect mantém o desempenho honesto das demais versões, mas longe de ser empolgante. O motor 1.4 8v rende 106 cv e 13,9 kgfm com etanol, combustível utilizado no teste (ou 98 cv e 12,9 kgfm com gasolina). Casado à transmissão manual de 5 marchas com ótimos engates o propulsor faz o Onix ser esperto no trânsito urbano e apenas adequado em viagens, proporcionando ultrapassagens sem sustos e, na mesma medida, sem diversão.



Bom é que sendo comedido para acelerar ele também é frugal no consumo. O computador de bordo marcou, ao fim do teste, média de 11,4 km rodados com cada litro de etanol. Quem levar um Onix Effect também vai ficar feliz com a apólice de seguro, cotada a R$ 1.488,52 com franquia de R$ 2.755,00 pela Itaú Seguros. Basta ter disposição para pagar pelo menos R$ 53.390,00 (preço sugerido) para levá-lo para casa.



Acaba sendo realmente uma questão de gosto. Se o valor de compra parece alto para um compacto com pouco motor, pode ser honesto para quem busca imagem. As selfies ficarão mais bacanas nele e de quebra o comprador vai levar um carro econômico e barato de manter para rodar na cidade e eventualmente pegar estrada com os amigos. 

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