quarta-feira, 20 de maio de 2015

MANUAL DE COMPRA - RENAULT LOGAN


Por Pedro Ivo Faro


Algumas vezes na vida somos obrigados a fazer escolhas que prezam mais a razão do que a emoção. Em termos de carro, isso significa tentar equacionar espaço para gente e bagagem por um preço não muito alto. Se, por esse mesmo preço, puder vir mais motor e alguns itens, maravilha. E nesse momento, onde a razão fala mais alto, o Renault Logan surge como uma escolha e tanto.


EQUIPA(N)DO

Ele chegou em 2007 com três padrões de acabamento: o básico Authentique trazia conta-giros, mas ar quente, controle interno dos retrovisores, banco do motorista com regulagem de altura, terceira luz de freio, iluminação no porta-malas e desembaçador traseiro eram exclusividade da intermediária Expression. Ambas eram equipadas com motor 1.0 16v flexível de 77 / 76cv. Quem quer mais itens – e motor – deve procurar pelo top Privilége. Ele traz motor 1.6 16v de 112/107 cv - agrega direção hidráulica, bancos em veludo, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de neblina, rodas de aro 15, luz de leitura para o passageiro e computador de bordo. Ar-condicionado é opcional para todos; direção hidráulica, vidros e travas elétricas só para a Expression; CD player, rodas de liga e airbag duplo para a Privilège.

OUTRO MOTOR

Em outubro de 2007 (ele chegou em julho) veio mais um motor: o 1.6 8v de 95/92 cv, disponível com os mesmos acabamentos das outras opções de motor. O 1.6 16v retornaria só em 2011, na linha 2012. 


ESPECIAL?

Houve uma série especial do Logan. A UP trazia o pacote Pack - oferecido como opcional na versão Expression – que incluía ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas das portas e do porta-malas, sistema de travamento automático das portas a partir de 6 km/h, alarme, além da exclusividade do CD-Player com reprodução de MP3 e comando na coluna de direção. Esteticamente, a diferença ficava por conta das rodas de aro 15, frisos na cor do carro e nova padronagem do tecido dos bancos.

REESTILIZADO

Em 2010, retoques nas linhas: nova grade, para-choques e faróis. Na traseira, novas lanternas, para-choque e tampa traseira. Por dentro, comandos dos vidros que saíram do painel para as portas. A top Privilège deixava de ser oferecida, restringindo apenas a Authentique, com propulsor 1.0 16V, e Expression, com opções do 1.0 16V ou 1.6 8V. Na lista de itens de série, a única mudança era da Expression que passava a contar de série com ar quente e desembaçador traseiro, mas ar condicionado, vidros e travas elétricos, direção hidráulica, volante com regulagem em altura, faróis de neblina e computador de bordo, freios ABS e duplo airbag eram opcionais. Na opção com motor 1.6, havia ainda rodas de alumínio de aro 15, trio elétrico, CD player com MP3 e comandos no volante.


FIQUE DE OLHO!

- Verifique pastilhas de freio, que podem ter desgaste precoce (às vezes menos de 10 mil km).
- Olhe com cuidado o acabamento, se algo estiver solto, um reaperto de parafusos ou aplicação de feltro adesivo onde estiver com atrito podem resolver o problema. 
- O marcador de combustível pode apresentar falhas na leitura, portanto, confira com cuidado a boia ou mesmo a bomba.
- Os bancos podem ser frágeis, para proteger, recomendam-se capas como as encontradas em lojas de acessórios.
- No mercado de usados, dê preferência aos modelos com ar e direção, sempre são mais fáceis de revender.
- Confira espelhos e maçanetas: mais especificamente nas versões mais simples que não tem estas peças pintadas. Acontece que com a exposição ao sol, elas tendem a manchar com certa facilidade. Uma solução simples para recuperá-las é a aplicação de produtos específicos que recuperam a cor original destas peças plásticas. 

PREÇOS

Um Logan Privilége 2009 traz o “motorzão” 1.6, com chance de um bom pacote de equipamentos, e tudo por menos de R$ 22 mil. Uma ótima opção conciliando espaço, economia e desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário