segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 THP - AVALIAÇÃO


Por Marcus Lauria, via CarPoint News


Lançado em 17 de março de 2015, o crossover (assim a marca chama seu SUV compacto) Peugeot 2008 é o maior lançamento da marca para esse ano no Brasil. Com esse modelo a Peugeot pretende aumentar as suas vendas em nosso País e trazer novos clientes para a marca. Só que a tarefa vai ser difícil diante da concorrência. Entre os 50 mais vendidos na primeira quinzena deste mês de agosto o 2008 nem aparece, ficando bem atrás dos seus concorrentes diretos Ford Ecosport, Jeep Renegade, Honda HR-V e Renault Duster.




O modelo está sendo produzido na fábrica da PSA Peugeot Citroën, localizada no Polo Industrial de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Desde seu lançamento na Europa o modelo superou as expectativas de vendas do Grupo, acumulando mais de 200 mil unidades comercializadas. O projeto envolveu equipes de diferentes partes do mundo, como França, Brasil e China. Foram investidos cerca de 400 milhões no desenvolvimento do novo modelo. Segundo a marca francesa, foram necessários 3 anos de um trabalho que envolveu uma equipe de mais de 300 pessoas baseadas no próprio Centro de Produção e no Latin America Tech Center, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design da PSA Peugeot Citroën.


No Brasil, o Peugeot 2008 é oferecido em três versões de acabamento (Allure, Griffe e Griffe THP), dois motores (1.6 16V aspirado e 1.6 Turbo) e três transmissões (manual de cinco marchas, manual de seis marchas e automática de quatro marchas). A marca nos cedeu para teste a versão topo-de-linha Griffe, com motor 1.6 THP e câmbio manual, que parte de R$ 79.590,00.




O Peugeot 2008 é o menor crossover do segmento, com 4,16 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,58 m de altura. O porta-malas oferece 355 litros de capacidade volumétrica. Por fora seu visual chama a atenção, apesar das linhas serem um pouco discretas. O 2008 tem um visual despojado, seguindo as linhas atuais da marca. Ele exibe detalhes cromados nas janelas e faróis dianteiros de base recortada com luzes diurnas de LED. Na dianteira, o logotipo da Peugeot aparece em destaque sobre a grade frontal, no capô. Na traseira, o 2008 revela um discreto aerofólio e lanternas em formato de bumerangue, com luzes internas em LED que simulam as garras de um felino selvagem, que simboliza a marca. De lado, chama a atenção a curva no teto inspirada no cupê RCZ, além de linhas sóbrias e lisas, e são destaque as rodas de 16 polegadas cromadas com detalhes na cor preta, mais o retrovisor cromado.




Na parte interna foi mantido o mesmo conceito i-cockpit, com o volante multifuncional revestido em couro de pequenas dimensões, base achatada e com sua parte superior na mesma linha do painel de instrumentos, detalhes cromados e revestimento em "black piano" no painel, além dos bancos em couro com detalhes em marrom. Os bancos dianteiros são confortáveis e "abraçam" motorista e passageiro graças às pronunciadas abas laterais. Atrás, apenas dois adultos viajam com conforto. O interior é bem agradável, com tudo à mão, e a posição de dirigir é fácil de achar.




A Peugeot introduziu um freio de mão manual bem curioso, com alavanca que parece um manche de avião. Outro destaque do modelo é o sistema Grip Control, voltado a terrenos de baixa aderência, que é regulável por meio de um botão giratório no console central. O sistema se adapta ao terreno agindo sobre as rodas dianteiras e tem cinco modos de utilização: normal, neve, barro, areia e desligado (off). Não que isso seja um recurso muito utilizado, até porque, o carro não tem tração nas 4 rodas e não pode enfrentar terrenos mais radicais.




A versão avaliada traz de série muitos equipamentos. Entre os principais estão ar-condicionado de duas zonas, central multimídia "touch" de sete polegadas com GPS, sensor de estacionamento traseiro, quatro airbags, freios a disco nas quatro rodas com ABS, piloto automático, luzes diurnas em LED e rodas em liga leve de 16 polegadas. Ainda tem alarme, retrovisores elétricos, vidros dianteiros e traseiros elétricos, direção elétrica, faróis de neblina e regulador de velocidade, sensor de estacionamento dianteiro, acendimento automático dos faróis e do limpador do para-brisa, pedaleiras em alumínio, soleiras em aço nas portas, retrovisores e para-choques cromados, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e Grip Control.


Sob o capô, o Peugeot 2008 Griffe traz o elástico e potente motor 1.6 turbo flex de até 173 cavalos de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 1.750 (etanol). Essa opção só pode ser acompanhada do câmbio manual de seis marchas. De acordo com a montadora, ele faz de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 209 km/h quando abastecido com etanol. O conjunto mecânico se comporta muito bem no trânsito ou na estrada. As acelerações são lineares e deixam o carro bem à vontade para ultrapassagens ou até arrancadas radicais; nem parece um pacato crossover. A suspensão é outro ponto forte do 2008, que, mais baixo que os concorrentes, não fica devendo nada em estabilidade: faz curvas como um sedã e absorve bem os desníveis do asfalto sem passar os incômodos para a cabine.

Falando de consumo, o 2008 Griffe THP Turbo faz 7,1 km/l de etanol em cidade e 8,5 km/l em estrada. Com gasolina, chega a 10,7 km/l em cidade e 12,4 km/l em estrada. Porém, o que realmente a Peugeot ficou devendo para os seus consumidores foi a transmissão automática nesta versão. O modelo não será lançado pois, segundo a marca, o cofre do motor não comporta a transmissão automática com conversor de torque associada ao motor turbo de origem BMW. Uma pena, pois essa versão seria a mais vendida. Mas eu prefiro o câmbio manual. Com ele conseguimos dominar melhor o 2008.


FICHA TÉCNICA*

Motorização 1.6 (1.598 cm³)
Alimentação por injeção multiponto 
Combustível: etanol / gasolina
Potência (cv): 173 / 165 cv
Torque (Kgfm): 24,5 a 1.750 rpm (etanol ou gasolina)
Velocidade máxima (km/h): 209 / 206
Aceleração de 0 a 100 Km/h (segundos): 8,1

Altura (m): 1,58
Largura (m): 1,74
Comprimento (m): 4,16
Peso (kg): 1.086
Tanque (l): 55,0
Porta-malas (l): 355 (333 no compartimento e 22 na bandeja abaixo do assoalho)
Ocupantes: 5

Câmbio manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora, roda independente e molas helicoidais.
Suspensão traseira tipo eixo de torção, roda semi-independente e molas helicoidais.
Freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira.


*Dados do fabricante

Um comentário:

  1. A falta de um AT moderno é melhor explicado para um carro desse porte. Mancada de francês.

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