quinta-feira, 5 de novembro de 2015

NOVA TOYOTA HILUX 2016: VERSÕES, EQUIPAMENTOS E PREÇOS


Por Maximiliano Moraes
De Mendoza, Argentina


Enfim, apresentada oficialmente. Estamos em Mendoza, Argentina para o lançamento da oitava geração da Toyota Hilux. A picape cresceu e ganhou design totalmente novo, mais arredondado e próximo à linguagem atual de design da marca, bem como interior mais refinado, mais tecnologia e novos equipamentos.




A nova Hilux sairá da fábrica de Zárate, Argentina. A picape ganhou 7,5 cm no comprimento e 2 cm na largura, mantendo o entre-eixos de 3,08 m. A dianteira destaca-se no conjunto e faz lembrar o Corolla, com faróis alongados e a parte superior destes, que abriga leds diurnos nas versões de topo, integrando-se à lâmina superior da grade frontal cromada. A entrada de ar do para-choque projeta-se para a frente e os faróis de neblina encontram abrigo nas extremidades. Tudo é mais arredondado, orgânico e urbano, sem que a robustez histórica da picape tenha sido perdida. Essa impressão se repete nas laterais, que ganha contornos suavizados nos para-lamas e no vinco na parte inferior das portas, que continua na caçamba e termina nas lanternas traseiras. Difícil é mexer na traseira de uma picape já que a funcionalidade fala mais alto do que o design, mas a Toyota foi feliz ao adotar lanternas triangulares que se projetam para as laterais e uma tampa com contornos suavizados. O resultado geral agrada bastante.


O interior foi "sedanizado". A Toyota preferiu fugir à ideia de simetria no painel, deixando as linhas fluirem em direção ao motorista. A posição de dirigir foi retrabalhada e se tornou mais próxima à de um carro de passeio. O acabamento melhorou, com detalhes em alumínio, plásticos de melhor aparência e textura - o utilizado no alto do painel chega a imitar a costura utilizada em revestimentos de couro -, e montagem mais refinada.


A tela da central multimídia salta aos olhos, parecendo flutuar sobre o painel. Os instrumentos principais ganharam nova iluminação e entre estes há uma tela de TFT com informações do computador de bordo, do sistema multimídia e de auxílio à condução. Há ainda, como destaques, ar condicionado digital com saídas para a parte de trás, refrigeração no porta-luvas, partida por botão e novo acionamento da tração por seletor em vez de alavanca. O banco traseiro agora pode ser rebatido para o transporte de cargas altas na cabine, mas o espaço para as pernas é praticamente o mesmo.


Ainda que permaneça montada sobre longarinas a suspensão da nova Hilux foi suavizada, especialmente a traseira, a fim de proporcionar mais conforto em ambientes urbanos, considerando que consumidores de picapes hoje em dia utilizam o veículo boa parte do tempo nas cidades. A rigidez torcional aumentou 20%. As rodas têm novo desenho e, nas versões de topo, têm aro de 18 polegadas.


A segurança é garantida por airbags frontais e de joelho desde a versão de entrada, chegando a 7 airbags na cabine na versão de topo, mais assistente de descida, auxílio de arranque em subidas, controles de estabilidade, tração e reboque, sistema ISOFIX e encostos de cabeça reguláveis para todos os ocupantes. A nova Toyota Hilux é a primeira picape oferecida em território nacional que chegou a 5 estrelas para proteção de adultos e 4 estrelas para proteção de crianças no Latin NCAP (os resultados foram obtidos com unidades fabricadas na Tailândia, mas a marca assegura que serão validados em breve para as versões fabricadas na Argentina).


A princípio a Toyota oferecerá 6 versões ao consumidor, todas com tração 4x4 e motor 2.8 turbodiesel common-rail. Nas 3 com câmbio manual de 6 velocidades (Chassi, Cabine Simples e STD) o motor gera 177 cv e 42,8 kgfm de torque entre 1.400 e 2.600 rpm, com consumo de 9,3 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. As 3 com transmissão automática de 6 marchas desenvolvem a mesma potência de 177 cv, mas o torque aumenta para 45,9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm. O consumo fica em 9,0 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. A diferença de torque entre as versões manual e automática, segundo a Toyota, visa garantir os padrões da marca em relação à durabilidade dos motores.


Os preços começam em R$ 114.860,00 e vão até R$ 188.120,00 (confira a lista completa abaixo). As cores disponíveis são Branco Polar (sólida), Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Atitude e Vermelho Volcano (metálicas). As vendas no Brasil começam em 18 de novembro.

Toyota Hilux 4x4 Chassi 2.8 TDI manual - R$ 114.860,00
Toyota Hilux 4x4 Cabine Simples 2.8 TDI manual - R$ 118.690,00
Toyota Hilux 4x4 STD 2.8 TDI manual - R$ 130.960,00
Toyota Hilux 4x4 SR 2.8 TDI automática - R$ 162.320,00
Toyota Hilux 4x4 SRV 2.8 TDI automática - R$ 177.000,00
Toyota Hilux 4x4 SRX 2.8 TDI automática - R$ 188.120,00

Em parceria com o CarPoint News
Fotos: Maximiliano Moraes / Divulgação
Viagem a convite da Toyota

Nenhum comentário:

Postar um comentário