sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MANUAL DE COMPRA - NISSAN MARCH


Por Pedro Ivo Faro


Um dos maiores motivos de a Nissan trazer o March para o Brasil consistiu no fato de ele ser um hatch com durabilidade e a confiabilidade comuns aos carros japoneses. E ela não brincou quando disse isso. Barato de manter e confiável, o hatch é uma boa pedida principalmente quando se fala de custo-benefício. Além disso ele tem na boa dirigibilidade um forte ponto a favor. Tendo chegado ao Brasil em meados de 2011 como modelo 2012 importado do México, se beneficiou do acordo comercial entre o Brasil e aquele país.


PREDICADOS E REVEZES

O March agrada mesmo nas versões 1.0 - nestas, o velho motor 16v que equipava o Clio. Com 74 cv ele era suficiente para o carrinho, muito em parte pelo câmbio preciso. Além disso a direção tinha peso correto e a dirigibilidade dele sempre foi digna de elogios. Pequeno e leve, ele chega a ter desempenho esportivo quando combinado com o motor Nissan HR16DE de 111 cv, que tem duplo comando de válvulas. De quebra, o consumo é contido. Mas, como nem tudo são flores, acabamento fraco e a falta de isolamento acústico estão entre as reclamações. O porta-malas de 265 litros também é apenas adequado, principalmente para uso urbano.

BEM-EQUIPADO

Mesmo nas versões 1.0 não é difícil de achar um March bem equipado. A versão 1.0 S, que é a de maior procura, já traz de série direção elétrica, ar condicionado, airbags dianteiros, computador de bordo, trio elétrico e regulagem de altura para coluna de direção e banco do motorista. No entanto, quem quer freios ABS, só encontrará na versão 1.6 SR, que é a "esportiva" da linha, e mesmo assim como opcionais. 

FUJA DO BÁSICO

Uma dica vital em termos de March é correr da versão básica como o diabo foge da cruz. Apesar da versão mais básica ser consideravelmente barata (não é difícil achar nas lojas por menos de R$ 20 mil), ela não oferece a direção elétrica, um dos itens que fez a fama do carrinho. 


FIQUE DE OLHO

Apesar de ter uma ótima reputação justamente pela durabilidade e também por ser um carrinho ótimo de dirigir, o March tem alguns detalhes que merecem ser olhados com atenção, incluindo um que foi motivo de recall. Confira-os abaixo:
- Houve um recall envolvendo unidades do March produzidas entre julho de 2011 e setembro de 2014 por uma falha nos airbags decorrente da montagem incorreta do gerador de gases do sistema. Confira, antes da compra, se a manutenção foi feita.
- Os vidros laterais podem sofrer vibrações por causa da canaleta que é usada nas portas. Para acabar com isso, vale a pena fazer ajustes ou mesmo trocá-las, já que o problema, posteriormente, pode evoluir até mesmo para infiltrações de poeira.
- Ruídos internos são um problema recorrente no March. Observe se não há nada na tampa do porta-malas, pois ela pode apresentar, com o tempo, ruídos por folgas na fixação. O mesmo ocorre no tampão do porta malas, que pode ser resolvido com a aplicação de fita antirruído.
- Caso a compra seja por um 1.0, o recomendável é trocar a correia dentada. Se ela quebrar gerará atropelamento de válvulas, e será necessária uma retífica do cabeçote. Logo, vale investir sempre na troca.
- Como o isolamento acústico é pouco, há um lado positivo: é mais fácil identificar rolamentos de roda danificados, que fazem ruídos contínuos e estranhos em alta velocidade. 

PREÇOS

Um Nissan March S 1.6 manual tem um excelente motor, uma oferta interessante de equipamentos e sai por cerca de R$ 26 mil. Em termos de popular, se torna uma excelente jogada.

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