quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

MANUAL DE COMPRA - RENAULT DUSTER


Renault Duster chegou em 2011 em 4 versões: 1.6, Authentique 1.6, Dynamique 1.6 ou 2.0 e 4x4 2.0

Desde 2007 a dupla Logan e Sandero faz um sucesso enorme no mercado nacional, agradando pelo amplo espaço interno, robustez mecânica e manutenção simples e barata. Tais predicados já traziam uma senhora dor de cabeça para a concorrência quando a Renault decidiu trazer para o Brasil outro carro fruto da plataforma B0, o Duster - que, com pouco tempo de mercado, desbancou o então líder EcoSport, da Ford. A procura pelo jipinho foi tanta que, de cara, o modelo engoliu a Mégane Grand Tour, que saiu de linha em 2011 para que a marca pudesse ampliar sua produção. A consequência é que no mercado de usados o Duster tem ótima aceitação.


QUASE IGUAL

Uma das vantagens do Duster no mercado de usados está (literalmente) na cara: o modelo 2011 não é tão diferente do modelo atual, que sofreu leve reestilização. Por isso o modelo não aparenta tão defasado.

Duster 1.6, versão de entrada, vinha sem ajuste de altura do banco do motorista e vidros elétricos traseiros

HERANÇA

No que é bom (espaço interno, robustez e manutenção simples) como no que é ruim (excesso de plásticos duros no painel) o Duster mostra seu parentesco com Logan e Sandero. Afinal, deriva da mesma plataforma

ESCOLHA O SEU

O Duster veio com duas opções de motor: 1.6 16v (de até 115 cv) e 2.0 16v (de até 142 cv). O primeiro vem nas versões Expression e Dynamique - esta, também com opção do 2.0 e câmbio automático de quatro marchas. Além disso ele também pode ter a opção de tração 4x4 para quem quer usar o modelo num off-road leve. Mas conjugado à tração integral existe somente a opção do câmbio manual de seis velocidades.

Duster 4x4 vinha somente com câmbio manual de 6 marchas e 75 litros a menos no porta-malas, graças à suspensão traseira independente

E OS EQUIPAMENTOS?

Como em qualquer carro, a depender das versões os equipamentos variam. O pacote dos Expression já é bom, com ar, direção e airbag duplo. Na versão Dynamique já acrescentam-se faróis de neblina, rodas de liga, banco traseiro bipartido, espelhos elétricos, volante de couro e MP3 com Bluetooth, além do ABS. O 4x4 tem como diferencial a suspensão traseira independente. 

TECNOLÓGICO

A série especial Tech Road veio em 2012 como linha 2013. Trata-se de um Dynamique com adesivos, faróis escurecidos e central Media Nav com tela touch de 7 polegadas. 

Duster Tech Road foi primeira versão a disponibilizar a central multimídia Media Nav

FIQUE DE OLHO

Com a conhecida fama de robustez e manutenção barata herdada dos "irmãos" hatch e sedã, o Duster pode apresentar alguns problemas que devem ser checados na hora da compra.
- Se for comprar um manual, olhe se os engates estão suaves. Engate duro é sinal de coxins rompidos. Um sinal que denuncia isso é a alavanca inclinada.
- Olhe se há algum ruído estranho em marcha-lenta. Caso positivo, a culpa é dos rolamentos gastos nas polias do tensionador da correia dentada, do compressor do ar-condicionado, da bomba d'água ou do alternador. 
- Vá em um mecânico de confiança e confira a compressão dos cilindros. Pode haver acúmulo de carvão oriundo do escorrimento de óleo pela haste das válvulas graças a retentores ineficientes, impedindo o assentamento correto das sedes do cabeçote.
- Direção e suspensão merecem uma olhada mais atenta: Folgas na fixação de barra estabilizadora, bieletas, pivôs das bandejas, braços axiais e terminais podem deixar o rodar do jipinho uma barulheira só e, de quebra, ainda prejudicam o alinhamento. Uma revisão completa de ambos os sistemas deve custar cerca de R$ 900,00.
- Se a opção é por modelo minimamente equipado, fuja dos 1.6 que não tem nome de versão. Eles vêm com para-choques sem pintura e com rodas de ferro. Para identificar por dentro também é fácil: não há vidros elétricos atrás ou regulagem de altura do banco do motorista.

PREÇOS

Um Duster Dynamique 1.6 2012 reúne bom pacote de equipamentos com as mesmas qualidades de Logan e Sandero, por preço em torno de R$ 43.600,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário