sábado, 13 de agosto de 2016

CHEVROLET APRESENTA COBALT E SPIN 2017


Modelos ficam mais leves, econômicos e completos
Por Maximiliano Moraes, de São Paulo (SP)


Hoje a Chevrolet apresenta à imprensa a linha Cobalt e Spin 2017. Sem qualquer alteração visual - a Spin segue com o visual antigo e o Cobalt, com o face-lift recebido em dezembro passado -, as mudanças copiam o que ocorreu na nova linha Onix e Prisma: redução de peso, alterações no motor e no gerenciamento eletrônico visando eficiência energética, novo sistema de direção com assistência elétrica, melhorias na suspensão e freios, câmbio manual de 6 marchas e sistema OnStar para ambos com pacotes diferenciados por versão, além de novos itens de série.


Chevrolet Cobalt Elite 2017

Com as mudanças o motor 1.8 8v, que mantém o bloco mas ganha uma série de aperfeiçoamentos e passa a ser chamado de SPE/4 ECO (antes EconoFlex) agora rende 111 cv de potência (antes eram 108) e 17,7 kgfm de torque com pico em 2.600 rpm (antes, 17,1 kgfm a 3.200 rpm). As transmissões também receberam aperfeiçoamentos: a automática ganhou nova calibragem e tem agora trocas mais suaves e em regimes mais baixos de rotação, e a manual tem uma marcha a mais e novas relações. Há ainda pneus "verdes", de baixa resistência ao rolamento, e mudanças pontuais para melhorar a aerodinâmica.


Chevrolet Spin Advantage 2017

O sistema de direção agora tem assistência elétrica, que não rouba potência do motor e traz respostas mais diretas e precisas, além de maior progressividade em alta velocidade. A suspensão ganhou novo conjunto de molas e amortecedores, além de novos cubos de roda e barra estabilizadora, deixando o carro 10mm mais baixo. Os freios têm agora menos peças, montagem simplificada e materiais mais leves e mais eficientes.



Com todas as mudanças estruturais, mecânicas e eletrônicas tanto o Cobalt quanto a Spin ficaram mais leves: são 36 kg a menos para o sedã e 33 kg para a minivan. A economia de combustível, segundo a GM, agora chega a 21% para o Cobalt, que teve médias aferidas pelo Inmetro de 15,1 km/l na estrada e 12,1 km/l na cidade usando gasolina, e 10,4 / 8,3 km/l com etanol. Já a Spin consome agora 30% menos combustível, com médias de 13,7 / 11,8 km/ com gasolina e 9,4 / 8,1 km/l usando etanol.


Sistema de Grade Ativa do Radiador na Chevrolet Spin

Só a Spin, porém, recebeu a grade ativa do radiador, importante inovação que tem como principal objetivo reduzir o arrasto aerodinâmico. Situada entre a grade frontal do carro e o radiador, o sistema, gerenciado pela central eletrônica do carro, permite a abertura e o fechamento das aletas a partir da demanda de ar pelo sistema de arrefecimento do carro ou pelo ar condicionado. Comum apenas em carros importados mais sofisticados, é este sistema que permitiu maior ganho em economia de combustível da Spin em relação ao Cobalt.



Enquanto o Cobalt segue somente com as versões LTZ e Elite, a Spin tem um portfólio bem mais variado e chega agora na versão Advantage Automática em definitivo, não somente como série especial. São estes os preços:

Cobalt 1.8 LTZ - R$ 62.190,00
Cobalt 1.8 LTZ Automático - R$ 66.690,00
Cobalt 1.8 Elite Automático - R$ 68.990,00

Spin 1.8 LS 5 lugares - R$ 57.990,00
Spin 1.8 LT 5 lugares - R$ 61.990,00
Spin 1.8 Advantage Automática 5 lugares - R$ 66.690,00
Spin 1.8 LTZ 7 lugares - R$ 67.990,00
Spin 1.8 LTZ Automática 7 lugares - R$ 71.990,00
Spin 1.8 Activ Automática 5 lugares - R$ 69.990,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário