sexta-feira, 11 de novembro de 2016

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2016 - AS FRANCESAS


Por Maximiliano Moraes (Texto e fotos)


Renault Kwid, que chega em breve, apareceu em forma de conceito

Inovação em design e soluções mecânicas sempre foi o forte da indústria automobilística francesa. Sem sair desse caminho a PSA - Peugeot e Citroën, ambas praticamente sem lançamentos, desenvolveram stands que buscavam atrair o público através de experiências - tecnológicas na Peugeot e visuais na Citroën. A Renault, por outro lado, apresentou 3 novos produtos para o mercado brasileiro num stand limpo e, ao mesmo tempo, lúdico.


Peugeot

Peugeot 3008 começa a ser vendido no próximo ano no Brasil


Com seu portfólio exposto e versões especialmente preparadas do 208 e do 2008, a Peugeot apostou na mostra do (agora) SUV 3008, lançado há cerca de 1 mês na Europa e que rompe de vez com a silhueta de crossover que costumava ter. As duas versões, 3008 e 3008 GT, foram mostradas e ele foi confirmado para o Brasil em 2017.

Peugeot Fractal

Peugeot Traveller iLAB

Além dele, o 3008 DKR, protótipo especialmente preparado para o Rally Dakar, foi exposto num aquário com simulações das condições climáticas de um rally. O conceito Fractal, que tem 13 caixas de som em seu interior, esteve em destaque e a multivan Traveller iLAB, configurada para ser um escritório do futuro ambulante, também compareceu à mostra.

Citroën

Citroën e-Mehari


Num stand aconchegante e cheio de referências ao design e à cultura francesas a Citroën apresentou pouca coisa para o mercado brasileiro na prática. Novas versões dos modelos C3 e Aircross foram anunciadas, bem como o lançamento oficial da nova C4 Picasso, que chega em versões de 5 e 7 lugares.

Conceito Aircross aparece pela primeira vez


Citroën C4 Picasso

Em destaque ficaram os conceitos e-Mehari, jipinho elétrico com design alusivo ao icônico Mehari de 1968, bem como o gigantesco Aircross Concept, SUV que traz inúmeras soluções compartilhadas com modelos como o C-Cactus.

Renault


A marca, que faz parte da aliança global Renault-Nissan, preferiu omitir os modelos de seu line-up atual e trazer ao stand, durante a coletiva, somente seus lançamentos. O compacto Kwid, visto como SUV pela marca, apareceu em forma de conceito - Kwid Outsider -, com apliques verdes na carroceria e detalhes laranja no interior. Com peso ao redor dos 800 kg o modelo concorrerá com os compactos Fiat Mobi e VW up!, e trará como única opção de powertrain um motor 1.0 de 3 cilindros acoplado a um câmbio manual de 5 marchas.

Renault Captur tem design elegante e interior espaçoso

Painel do Captur é o mesmo do Clio europeu

Outros 2 SUVs foram apresentados. O Captur, montado sobre a plataforma do Duster, tem a missão de fazer frente (mesmo) aos bem-sucedidos Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks e trará o novo motor 1.6 SCe de 120 cv ou o antiquado 2.0 de 148 cv também presente no Duster. Já o Koleos, fabricado na Coreia do Sul, terá por aqui versão única com motor 2.5 de 172 cv e preço na casa dos R$ 150 mil.

Renault Koleos chega com preço aproximado de R$ 150 mil

Interior do Koleos é refinado e moderno

Um comentário: