sexta-feira, 25 de agosto de 2017

MERCEDES-AMG GT R: PRESENTE DE BODAS DE OURO


Reportagem e fotos: Yuri Ravitz (Volta Rápida)


Faz 50 anos desde o surgimento de um dos nomes mais emblemáticos da história do automóvel; a sigla AMG, de Aufrecht Melcher Grossaspach, incorpora os sobrenomes de seus criadores ao da cidade onde trabalhavam. Os engenheiros Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher começaram trabalhando no desenvolvimento de motores da então Daimler-Benz, e tenho certeza de que não faziam ideia da dimensão que seu trabalho ganharia, apesar de sonharem alto.



O que era um sonho se tornou marca, e logo a marca foi agregada a própria Mercedes-Benz, se tornando responsável pelo "tempero" de sua variada linha de modelos que inclui de hatchbacks a SUVs e sedans de alto luxo. Focados em alta performance, os modelos que recebem o trato AMG combinam o melhor dos dois mundos ao trazer o requinte característico de um Benz e a emoção de guiar um projeto pensado para atingir altas velocidades e bater recordes nas pistas.

A divisão Mercedes-AMG completa 50 anos agora em 2017, o que motivou eventos diversos e comemorações em todo o mundo. Aqui no Brasil, um deles foi o AMG Meeting que aconteceu no começo de Agosto e foi realizado pela Itatiaia Mercedes de Barueri, SP, com quem o Volta Rápida possui parceria e, portanto, tem acesso a tudo que a empresa faz. 



O encontro dedicado a proprietários e fãs dos modelos AMG trouxe também os principais carros da linha atual e alguns lançamentos, dentre eles a nova geração do sedan superesportivo E63 S e o incrível GT R, coupé lançado há pouco mais de um ano que já conseguiu o feito de estar entre os mais rápidos no circuito de Nürburgring, o que é mérito do seu motor 4.0 V8 biturbo de 585cv e 71,4kgfm de torque gerenciados por uma transmissão automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.

Naturalmente, o centro das atenções do evento foi o GT R (que é o único no país até agora), o que dificultou bastante a produção de fotos e vídeos sem que aparecesse alguém junto. Pudera: o alemão ostenta uma carroceria em pintura verde forte com acabamento fosco, chamada de Green Hell Magno pela marca e desenvolvida especialmente para ele. Um item extra que custa 7500 euros, e apenas um elemento diferencial deste exemplar que acumula mais de 90 mil reais em opcionais (dentre os freios em carbono-cerâmica e o acabamento interior).


Mas o que torna o GT R tão especial, além de sua exclusividade? A resposta pode ser obtida ao olharmos o atual line-up da Mercedes-Benz. O GT R hoje é o que a marca tem de mais poderoso (e caro) quando se fala em carros de alto desempenho, superando até mesmo nomes de muito peso como o lendário SLS Black Series (que fez 7:26 ao redor do "Inferno Verde" contra 7:10 do GT R). Não apenas isso: o GT R chegou em um momento que a AMG pode se considerar no auge, com uma linha mais variada do que nunca e bons índices de vendas.


Outras coisas muito interessantes do monstro verde são o sistema de esterçamento das rodas traseiras, inédito em um AMG e que auxilia no bom comportamento em curvas. O sistema faz com que as rodas traseiras girem em um ângulo mínimo (cerca de 1,5 grau) ao mesmo tempo das dianteiras (em sentido diferente até 100km/h, e no mesmo sentido acima disso). A aerodinâmica ativa faz sua parte através de aletas e um spoiler dianteiro controlados eletronicamente, a fim de manter o carro no chão o tempo todo.

Ao entrar no GT R, um misto de vontade de acelerar com o prazer em admirar os detalhes. A cabine que abusa de couro Nappa e Alcantara faz contraste com o aço escovado dos detalhes e da fibra de carbono do console central, tudo decorado por costuras e cintos amarelos (também itens opcionais). Para quem não sabe, GT significa "Gran Turismo" e designa historicamente carros de luxo feitos para longas viagens em alta velocidade e muito conforto, coisas nas quais a Mercedes tem experiência de longa data.


Não restam dúvidas de que o GT R é um carro especial, e bem acima dos irmãos GT/GT S e GT C. Chegando ao Brasil pelo preço de R$1.119.900 já completo, infelizmente não é o tipo de carro que veremos com frequência pelas ruas, mas que nos deixa felizes só pelo fato de rodar por aqui. Sendo mais largo e leve que seus irmãos, o GT R se consolida como o melhor presente que a Mercedes-AMG poderia ter dado a si mesma, e a todos nós amantes de carros.​

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