sábado, 7 de outubro de 2017

FORD COMEMORA 60 ANOS DE PRODUÇÃO DE CAMINHÕES NO BRASIL


Na ocasião, marca aproveitou para apresentar seu primeiro caminhão com tecnologias semi-autônomas de segurança, além de boné com sistema de segurança para motoristas

Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, e o Boné Alerta

A história da Ford com caminhões no Brasil vem desde 1925. Na época o modelo TT, derivado do Ford T, era montado aqui com peças trazidas do exterior. Mas foi só em 1957 que saiu da linha de montagem do bairro do Ipiranga, em São Paulo, o primeiro caminhão Ford brasileiro, um F-600 com motor V8 a gasolina.


São, então, 60 anos de produção ininterrupta de caminhões pela marca no país, data que foi celebrada hoje em evento para jornalistas do setor de caminhões e automóveis, e apresentado pelo ator Marco Pigossi, que interpreta um motorista de caminhão numa das novelas de maior audiência hoje. Na ocasião a Ford aproveitou para apresentar duas novidades.


A primeira foi o Cargo Connect, montado sobre um protótipo 2429 8x2 - primeiro da marca com essa configuração de tração - e que traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais. Na área de segurança o Cargo Connect traz sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.


Dentre as demais tecnologias destacam-se ainda gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem, e um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas, com um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.

Marco Pigossi, ator que interpreta caminhoneiro em novela de grande audiência, apresentou o evento

A segunda novidade foi o Boné Alerta, ainda sem data específica de lançamento. Com aparência de um boné comum o Boné Alerta abriga um sistema de detecção de fadiga a partir de sensores de movimento de cabeça, que emitem, se for constatada sonolência, sinais luminosos, sonoros e vibratórios para alertar o motorista.

Durante o evento a Ford mostrou ainda a linha de caminhões que estará exposta na Fenatran, o maior salão do setor de transporte de cargas da América do Sul, que será realizado de 16 a 20 de outubro. A marca terá um estande de 2.200 metros com muitas novidades para frotistas, caminhoneiros e o público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário