sábado, 7 de outubro de 2017

MERCEDES-BENZ CLS63 AMG SHOOTING BRAKE 5.5 V8 AT7 2014 - AVALIAÇÃO


Reportagem e fotos: Yuri Ravitz
Carro cedido pela Costallat Automobile



A maioria dos entusiastas automotivos acha que estávamos bem melhores no passado, onde as imponentes e beberronas "barcas" dominavam as ruas e, verdade seja dita, tudo era mais elegante. Nos vestíamos melhor e as coisas eram feitas com mais esmero e personalidade, inclusive as que se moviam sobre rodas - como os carros.



Foi por volta dessa época (mais precisamente no século 19) que surgiu o termo shooting brake, inicialmente usado para designar veículos que eram modificados para transporte de equipamento de caça, mas que com o tempo passou a definir um tipo de construção de carroceria para automóveis de passeio com foco no desenho esportivo.


Quando as primeiras shooting brakes surgiram, eram sempre veículos que apesar do formato de station-wagon (carroceria dois volumes com a porção traseira alongada e abertura da tampa traseira por completo, como em um hatchback), possuíam apenas duas portas e eram derivados de coupés; não é um formato muito comercial, o que condenou-as a se tornarem modelos de nicho.


Para não cair nesse erro e ainda assim impactar o mercado, a Mercedes-Benz apresentou em 2010 a versão Shooting Brake junto da segunda geração do já polêmico CLS, modelo que praticamente criou o segmento dos "cupês de quatro portas" e que foi um sucesso desde que surgiu, por volta de 2005. Nós tivemos a oportunidade de avaliar, graças aos parceiros da Costallat Automobile, a versão mais cara e abrutalhada do alemão, no caso a variante CLS63 preparada pela divisão esportiva AMG, braço da Mercedes-Benz responsável por tudo que a montadora oferece de melhor. O modelo está à venda por R$ 450.000,00. 

VISUAL


Modelos como o CLS Shooting Brake não são feitos para qualquer pessoa, especialmente por se tratar de um segmento que anda em baixa no mundo todo. Peruas em geral se tornaram um símbolo da resistência de quem não se curva aos padrões que "mandam" você ter um SUV ou crossover se quiser estar na moda, e isso fica bem evidente ao observar as linhas aerodinâmicas e fluídas da carroceria diferenciada do superesportivo alemão. Por se tratar de um veículo baixo e largo, o trato da AMG veio muito bem a calhar com as rodas diamantadas de 19 polegadas, o bodykit agressivo (totalmente funcional) com detalhes em fibra de carbono e as quatro saídas de escape na traseira.


O modelo em questão também passou por um processo de chrome delete que, como sugere o nome, visa reduzir ou exterminar a quantidade de detalhes cromados da carroceria, de forma a deixar o visual mais "malvado". Aqui as molduras das janelas, bem como o friso traseiro e os detalhes da dianteira receberam tratamento em preto brilhante; atualmente a AMG oferece essa opção de fábrica através do opcional AMG Night Package. O conjunto ótico que ostenta LEDs na dianteira e na traseira completam o visual futurista.

MECÂNICA


Por mais que a Mercedes tenha investido no design e no nível de tecnologia embarcada, para muitos a única coisa realmente importante está debaixo do capô. Para movimentar o CLS63, a marca escolheu um 5.5 V8 biturbo de 557cv e 73,4kgfm de torque aliado a um câmbio automatizado AMG MCT Speedshift de sete velocidades que pode ser controlado pelos paddle shifters atrás do volante, além de contar com a função de controle de largada Launch Control, que aqui recebe o nome de Race Start. Equipado com tração integral 4MATIC do tipo AWD (gerenciada eletronicamente sem interferência do motorista), o modelo acelera de 0 a 100km/h em 3,8 segundos e tem sua velocidade máxima limitada em 280km/h. As rodas são de 19 polegadas e trazem pneus 255/35 ZR19 na dianteira e 285/30 ZR19 na traseira.


Detalhe interessante é o sistema de suspensão diferenciado AMG Ride Control, independente na dianteira e com bolsas de ar ajustáveis na traseira. Graças a isso, o CLS63 oferece modos de condução diversos onde o carro se comportará de modo mais agressivo ou macio, de acordo com o que o motorista selecionar no botão giratório localizado no console central.

TECNOLOGIA




Se formos parar pra listar tudo que o CLS63 oferece, sua leitura só acabará no dia seguinte. Vamos destacar os itens principais: faróis Full LED totalmente inteligentes, sistema de visão noturna, coluna de direção com ajustes elétricos, bancos dianteiros com resfriamento/aquecimento e sistema completo de massagem, acabamento em fibra de carbono,  aço escovado, couro perfurado e alcantara, relógio suíço IWC no centro do painel, sistema de som Bang & Olufsen, teto solar elétrico, ar condicionado de três zonas com regulagem independente para os passageiros de trás, tampa do porta-malas com fechamento e abertura elétricos, seletor de modos de condução e multimídia completa com GPS.

Aqui destacamos uma função curiosa dos assentos dianteiros, cujas abas laterais se "moldam" de acordo com o sentido da curva realizada pelo motorista, a fim de compensar o movimento do corpo e mantê-lo o mais firme possível independente do deslocamento da carroceria. Tudo isso foi pensado com um único objetivo: oferecer toda a mordomia de um Mercedes-Benz, mas sem deixar o motorista esquecer que está em um veículo feito para acelerar.

COMO ANDA



Dizer que um AMG é rápido é chover no molhado. O V8 tem competência de sobra para entregar exatamente o desempenho que se espera dele; o que chama atenção é a eficiência com que isso é feito. A brutalidade do ronco encorpado característico não corresponde com a suavidade que o CLS63 proporciona ao motorista quando este quer apenas andar por aí - para isso, basta colocar o seletor na posição C (Comfort) e guiar o alemão como se estivesse em um Mercedes-Benz comum. Mude o seletor para as posições S ou S+ (Sport e Sport Plus respectivamente) e sinta a batida seca da suspensão enrijecida, indicando que está pronta para transmitir toda a força vinda da usina bi-turbo lá na dianteira que, controlada pelo câmbio automatizado, joga os giros lá em cima e faz o CLS63 avançar depressa e arrancar sorrisos (ou gritos) de quem estiver a bordo; como de praxe nos AMG, as trocas de marcha nos modos de condução esportivos são mais agressivas (como se dessem uma "pancada") e o carro se torna mais arisco, ainda que se mantenha sob mais controle que um C63 por exemplo, que é equipado unicamente com tração traseira.

Falando da transmissão, a caixa MCT Speedshift é, essencialmente, uma evolução da automática 7G-Tronic. Ao invés do conversor de torque comum, a MCT utiliza múltiplas embreagens para cada marcha (explicando a origem da sigla MCT - Multi Clutch Technology), o que garante trocas em apenas 100 milissegundos de acordo com a AMG nos modos S+ e M (esse último operado apenas pelos paddle shifters).



No mais, o CLS é fiel ao DNA Mercedes-Benz. Além do rodar confortável e seguro, a cabine tem tudo para agradar aos passageiros que podem escolher a temperatura do ar condicionado individualmente, além de usufruir do sistema de som premium desenvolvido pela Bang & Olufsen, uma das grifes de audio mais antigas e consagradas do mercado. Com 14 alto-falantes, amplificador próprio e 1400W de potência, o conjunto foi desenvolvido para que o som no interior se assemelhe ao de uma sala de concertos e mostra capricho até mesmo nos menores detalhes.

O pequeno tweeter no topo das portas dianteiras é desenhado para propagar o som de forma mais eficiente, além de trazer o nome Bang & Olufsen e iluminação própria à noite

VALE A PENA?

A Mercedes-Benz desenvolveu o CLS para atrair os consumidores que procuravam um sedan mais "jovial", mas que achavam os carros da marca sisudos demais (em outras palavras, carro de "tiozão"). A versão Shooting Brake ajuda a jogar essa ideia por terra e, apesar de ter vindo por importação oficial ao país, é figurinha raríssima quando comparada ao irmão coupé de quatro portas. O CLS63 se mostra uma alternativa interessante para quem quer um carro especial que se destaque na multidão e combine luxo com alto desempenho, com a vantagem de um porta-malas mais apropriado a quem precisa viajar e/ou levar a família de vez em quando.

Se gostou do carro, entre em contato com a Costallat Automobile pelos telefones (21) 98892-3647, (21) 97271-3923 ou (21) 98304-8526.

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