quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ANDAR MAIS: ANDAR MELHOR?


YURI RAVITZ, Volta Rápida

Toyota GT 86 e seu motor boxer de origem Subaru com "apenas" 200 cv e 20,8 kgfm de torque...

Existe um hábito muito comum de julgar um determinado carro pela sua capacidade de bengar outros - ou de ser bengado. Ok, é divertido ver as competições e zoeiras oriundas disso, mas a coisa começa a ficar complicada quando a massa de manobra guiada pelo espírito do "Super Trunfo", comparando apenas números crus, toma proporções maiores do que deveria.


Não dá certo; o processo de produção de um automóvel demanda um extenso trabalho de engenharia dedicado a adaptá-lo para atender melhor sua proposta final, seja a de servir como um confiável meio de transporte urbano para o dia-a-dia ou então um esportivo afiado para devorar curvas em pistas ou estradas sinuosas, tudo sempre limitado pelos prazos e orçamentos.

...e seu irmão gêmeo Subaru BRZ, ambos com relação peso x potência de 6,3 kg/cv e dinâmica irrepreensível

Se a coisa fosse tão simples como as discussões virtuais sugerem, um Azera com seu V6 de 265 cv seria, para muitos, mais esportivo do que, por exemplo, um Lotus Elise e seu pequeno 1.8 de 192 cv. Vai muito além: é planejamento, desenvolvimento, acerto mecânico, dinâmica de chassi... E a lista segue quase interminável.

Em suma: que o BENGA É BENGA continue no campo da zoeira, mas não afete seu senso crítico na hora de escolher seu próximo companheiro diário ou o brinquedo de fim de semana.

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